quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A gafe de Nelsinho

Em tempos de grampos telefônicos, todo cuidado é pouco ao falar no celular.
Mal chegou ao Corinthians, Nelsinho Baptista já submergiu no caldeirão fervilhante. Flagrado pela reportagem da “Folha de S. Paulo”, quando concedia entrevista por telefone, mas esqueceu de desligar o aparelho, o treinador confidenciara a um interlocutor que só aceitou treinar o Timão “para sair de casa, ganhar uma grana e fazer minha publicidade”.
E que se o barco alvinegro afundar no fim do ano, ele terá o Goiás para treinar em 2008. Se a reportagem realmente for verdadeira, Nelsinho com tal pensamento começou com o pé esquerdo e não salvará o “time do povo” da degola. Talvez o melhor seja mesmo o rebaixamento.
Já em seu 1° treino coletivo no Parque São Jorge nesta quarta, Nelsinho sacudiu o elenco ao barrar o falastrão e líder Vampeta do time titular. A mudança parece ter sido por opção tática e não por deficiência técnica. Mas, cá entre nós, o "Velho Vamp" não tem jogado nada, né?

Correa Junior

Como em 2002, Brasil x Alemanha na final

Outra vez o continente asiático verá uma final de Copa do Mundo entre Brasil e Alemanha.Se em 2002 o Japão recebeu a final masculina, agora, cinco anos depois, será a vez de a China receber a feminina.Tudo porque as mulheres brasileiras despacharam as americanas num jogo que nem teve tanta fantasia.Foi duro pegado, faltoso a tal ponto que no primeiro tempo houve cinco cartões amarelos (dois para as brasileiras) e um vermelho, este para os Estados Unidos.As mulheres, que já estão na história com a medalha de prata em Atenas-2004, são, no mínimo, vice-campeãs mundiais, conduzidas por Renê Simões, nos Jogos Olímpicos, e por Jorge Barcellos, na Copa do Mundo.
Se no Brasil o futebol feminino é para poucas abnegadas, nos Estados Unidos há cerca de 20 milhões de praticantes. Basta dizer que foi a segunda vitória brasileira diante das americanas em 23 partidas, 10 anos atrás, num amistoso no Canindé, por 1 a 0, e houve 18 vitórias das sobrinhas de Tio Sam.
Dá gosto ver. E da-lhe Marta (foto) e Cia.

Correa Junior

Terrorismo Barato

O que estão fazendo com o Corinthians é sacanagem. As gravações da Polícia Federal já encheram a paciência. Se existe alguma coisa errada, algum culpado, que seja preso e fim de conversa.
O resto é terrorismo barato. Ninguém está pregando a impunidade. Mas esse negócio de divulgar gravações sigilosas da Justiça em frases soltas, deixa todo mundo em situação delicada e constrangedora perante a 'Opinião Pública'.
Que fique bem claro: quem está sendo acusado de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha é Alberto Dualib e não a instituição Corinthians.
Os cartolas gaúchos querem, agora, indenização pelo título do Brasileirão-2005, que teria sido 'roubado'.
De concreto mesmo, só as notas frias, de 2000 a 2005, no valor de 500 mil reais. Aí a coisa anda mal-parada e precisa ser detalhada. Afinal, lugar de ladrão e trambiqueiro é na cadeia. E de quem levanta falso testemunho também.

Correa Junior

Kérlon e o drible da foca

Duas linhas de pensamento para o mesmo tema: os que entendem que a jogada de Kérlon foi genial, brilhante para o futebol e sua magia; e aqueles que repudiam veementemente a ação do jogador.A questão, para mim, se resume aos seguintes raciocínios:

1. O jogador conduziu a bola em direção ao gol adversário e não ficou fazendo firula recuando a bola para o meio de campo.

2. O Cruzeiro estava vencendo a partida quando Kérlon executou o drible da foca. Será que se a partida estivesse empatada (ou o Galo vencendo) ele faria o mesmo? Já vi o garoto aprontando destas no Sul-americano contra o Uruguai e a partida estava 0 a 0 (tá certo que os uruguaios quase mataram o menino na linha de fundo).

3. Como marcar a jogada? Entrar de cabeça no garoto sem fazer falta (nem gerar convulsão cerebral em ninguém)? As escolinhas de futebol, a partir de agora, ensinarão os garotos a serem malabaristas? A Fifa se posicionará de alguma forma? O árbitro pode apitar 'bola presa', da mesma forma que um jogador segura a bola entre suas pernas?

Correa Junior

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Palmeiras: Um time de guerreiros

Como palmeirense, sinto-me suspeito para falar, mas não me privo ao direito de expor minha opinião sobre o time que veste o glorioso manto alviverde. Uma equipe de guerreiros que brigam pelas tradições do clube e passam uma boa imagem a torcida, mesmo nas derrotas.

Libertadores

No atual Campeonato Brasileiro, a equipe está brigando por vaga na Libertadores e com muita vontade, diga-se de passagem. Uma luta que deve ter final feliz, pois sinto tanto nos bons como nos maus resultados que a equipe está unida nesse objetivo.

Já ganhou? Isso não.

A humildade é sempre importante para qualquer setor profissional e vejo isso no time verde e branco. Jogadores humildes que querem seu lugar ao sol. Nao tem nada de já ganhou no palestra Itália.

Imprensa critica, mas não concordo

Não vejo que o time do Palmeiras é fraco como muitos cronistas dizem. Pelo nivel do futebol mundial de hoje, não estamos muito atrás não. E aqui, então, meu Deus! A coisa está feia. Até o São Paulo, líder. Quem é craque lá? Só o conjunto.

São Paulo x Boca

O São Paulo que sobra no Brasileirão (9 pontos de vantagem sobre o 2º colocado Cruzeiro), terá um teste de fogo contra o Boca Júniors na quarta-feira no Morumbi . Chegou a hora da verdade, o São Paulo está mais do que preparado para esse confronto, com um esquema de jogo definido, o sistema defensivo forte ( levou apenas 8 gols em 27 rodadas no Brasileirão), e atacando muito bem (tem o terceiro melhor ataque do Brasileirão), o time tem tudo para vencer a equipe argentina por mais de um gol de diferença. O Boca é um time copeiro, está acostumado a jogar fora de casa, além de quase sempre eliminar os times brasileiros... é o favorito. Só que desta vez a parada vai ser dura para eles, enfrentarão o melhor time atualmente do Brasil. E pegam o São Paulo 'mordido' com o Boca Juniors. No ano passado, os argentinos desbancaram o Tricolor paulista e faturaram a Recopa. Após perder por 2 a 1, na primeira partida das oitavas-de-final da Sul-Americana deste ano, os são-paulinos querem, enfim, mostrar para os porteños quem manda. Um jogaço, imperdível !!!

Corinthians/MSI: Fraude anunciada

O velho ditado "Onde há fumaça, há fogo" poderia ter sido usado quando do anúncio da parceria Corinthians/MSI. Eram suspeitas de fraude do fundo de investimentos russo que dia-a-dia se comentava na imprensa brasileira. E ninguém fez nada. O povo corintiano deixou o clube assim: à beira do caos.
Pelas acusações ao magnata russo Boris Berezovsky, principal agente do MSI, os mais capacitados jornalistas já previam os motivos pelos quais o grupo europeu resolveu investir no futebol brasileiro: a lavagem de dinheiro. Fato que foi comprovado nos últimos dias através de escutas telefônicas devidamente autorizadas pela justiça. "Para com esse negócio de lavagem de dinheiro", dizia Kia Joorabchian ao braço-direito dele no Brasil, Renato Duprat. E Alberto Dualib (foto), nem sem fala!
As contratações de peso para o futebol feitas pelo MSI geraram um clima de ansiedade entre dirigentes e torcedores que, de forma alguma, não queriam enxergar o que poderia, num futuro breve, manchar a história do Corinthians. Carlitos Tevez, Mascherano, Roger e Nilmar foram contratados através de dinheiro sujo da Rússia mandado por Berezovsky. Se tornaram campeões brasileiros, mas hoje se paga o preço desse título. A torcida vibrava, mas sentia que algo de errado havia. O silêncio dela foi aliado dos dirigentes. Daí pergunto: Será que um campeonato ganho vale mais do que a humilhação por qual passa o clube hoje?
No Brasil, se não bastasse a corrupção na Câmara dos Deputados com o caso Mensalão, no Senado desmoralizado por Renan Calheiros, ainda temos que conviver com desvios e lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outros crimes na maior paixão do povo brasileiro. Como diria um certo andarilho: "É o fim da picada".